Cultive essa virtude!

Diante de um novo ano nos deparamos com o Dejavu de votos passados de perder peso, melhorar na carreira, ler mais a bíblia e até orar mais. Mas, porque algumas pessoas sucedem nessas e em outras áreas enquanto outros sempre se encontram no mesmo círculo vicioso de patinar no mesmo lugar? Bem, os estudiosos do comportamento humano concluíram que não se deve ao QI, Inteligência social, saúde física ou aparência. Deve-se a uma palavra curta de cinco letras: garra!

As histórias bíblica que entesouramos são sem dúvida, histórias de perseverança, me permita três exemplos:
1. Jó

A familiar história do homem justo, íntegro, temente a Deus que se desviava do mal e perdeu praticamente tudo. Sua história mostra a garra de um homem em confiar em Deus mesmo quando a vida já não faz sentido.

“Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.

Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência (paciência perseverante) de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

(Tiago 5:10,11)

2. Jeremias

Um profeta, um homem que estava fazendo exatamente o que Deus esperava dele, e exatamente por essa razão:

  • Foi ameaçado de Morte (Jeremias 37:16-21)

  • Lançado em um poço de lama onde ficou atolado – (Jeremias 38:1-6)

  • Surrado e acorrentado  – (Jeremias 20:1)

Apesar de toda a oposição e aflição Jeremias não desistiu!

3. Uma Viúva

Em uma conhecida parábola sobre perseverar em oração e não desistir, Jesus conta a história de uma viúva que busca justiça. Veja, uma viúva naqueles dias era uma das pessoas em grande fragilidade econômica e social. Apesar de sua fragilidade e da oposição de um juiz injusto, ela teve garra!

Poderíamos seguir exemplo, após exemplo, se existe uma virtude a ser regada e cultivada no despontar do novo ano é garra, perseverança! Garra diante de circunstâncias que fazem com que a vida pareça não ter sentido, Garra mesmo quando sofremos toda sorte de oposição maldosa, Garra mesmo diante da indiferença e da injustiça. Que o Senhor por sua graça nos conceda essa paixão teimosa de prosseguir e buscar aquelas coisas que honram ao Senhor, mesmo quando tudo diz não. Meus pensamentos, orações e votos de um 2019 de muita garra!